25 janeiro 2006

um café circunflexo...




Este café, onde nunca entrei, existe há largos anos na Rua da Fundição em Oeiras e tenho uma vaga ideia de que sempre esteve assim. Tenho também a ideia de já no passado ter reparado no pormenor. Mas esta é uma memória remota e vaga e é por isso que acho que está assim desde que abriu portas.

Fiz uma breve pesquisa na Internet, não fosse dar-se o caso de a palavra existir mesmo. Talvez pertença de um dialecto derivado ou não da Língua Portuguesa ou de algum país de expressão portuguesa. Nada encontrei, pelo menos até ver.

Aquela palavra está mesmo 'gralhada'!
E presumo que se trate da palavra TÂMARA. O acento circunflexo é que deve achar que 'no meio é que está a virtude' e decidiu, por sua auto-recreação, colocar-se sobre o A central...

post scriptum: Tive uma intuição súbita e decidi ir às "Páginas Amarelas - Linha de Cascais 2005/2006" ver se o café estava referenciado e como. Ele lá está na pág. 64 — A Tâmara Café Snack-Bar Charcutaria Lda.

clique nas fotos para ampliar.


fotos: © josé antónio, 2006

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jose Antonio
Já viste se não fosse o erro, este cafe nunca teria a foto num blog.
Publicidade gratuita.

Unknown disse...

Olá Rosa !

Exactamente...

Sabes que por vezes em publicidade há 'erros' intencionais, com o objectivo de despertarem a atenção.
Não será o caso. Este chamou-me a atenção por ser demasiado 'crasso'.

E como este muitos vou observando por aí. Muitas vezes acontece é não ter a possibilidade de fotografar e postar no blog.
Acho que é importante haver mais cuidado com a nossa língua. Afinal, se não a protegermos nós, quem o fara?

bjs,

p.s.: Ainda há dias topei uma situação perfeitamente anedótica (e triste) aqui em Oeiras, relacionada com uma empresa de camionagem. Trata-se de um painel de informação. Espero brevemente conseguir fotografá-lo e postar aqui com um comentário.