08 outubro 2005

til




Nem sei bem o que hei-de dizer a este respeito.
Quando recebo aqueles e-mails com fotografias que têm por título, geralmente, "Portugal no seu melhor..." e vejo aqueles barbarismos que fazem com a língua portuguesa, do tipo "á tramoço e minuins", por um lado sinto vontade de rir, mas ao mesmo tempo um torno aperta-me o peito, porque sei que tais coisas acontecem porque muito do povo português continua sem ter uma educação mínima decente e que a estória de que já quase não existe analfabetismo em Portugal, é na verdade um mito (para não lhe chamar uma descarada mentira.)
Agora quando o erro passa debaixo dos olhos de pessoas 'supostamente' responsáveis e ninguém repara, as coisas chocam-me muito mais.
É o que se passa com o caso que aqui trago.

Na Rotunda do Marquês (MarquÊs) existem três placas toponímicas. Por acaso acho-as mal dispostas no círculo, pois estão colocadas/concentradas numa metade do mesmo. Assim, quem acede à mesma por determinadas vias não tem logo a identificação da mesma, a menos que a contorne quase por completo ou mesmo completamente. Mas este agora não é o caso. O caso é que das três placas, em azulejo, no modelo que vemos habitualmente, em duas delas a palavra Marquês aparece com TIL onde devia estar um acento CIRCUNFLEXO!
Ainda posso admitir que o operário da fábrica não conheça a acentuação correcta. Agora, não há ninguém para ver se o trabalho está a ser bem feito? E os responsáveis da Câmara, não vêem?
Já agora, aquilo até pode ser emendado à mão. Basta pegar nuns frasquinhos de tinta para vidro e num pincel e retocar por cima. Sempre disfarçava a asneirada...

n.b.: clique nas fotos para as ver ampliadas.

fotos: © josé antónio 2005

Sem comentários: