21 outubro 2005

sta engrácia já era...

Quando foi lançada a 'mailing list' Olharapo, que esteve na origem deste blog do mesmo nome, na primeira mensagem enviada, na qual dava conta das intenções daquele projecto, uma das coisas referidas foi que o mesmo não tinha por objectivo falar mal, ser criticista, dizer mal de tudo e de todos "por dá cá aquela palha", ou seja, não era um espaço de maledicência contra o Concelho de Oeiras, a sua Câmara Municipal e os seus Munícipes. Princípios que este blog pretende conservar.
Referia-se que o objectivo era apontar os aspectos negativos que fossem sendo percebidos, de facto, mas fazer notar também os aspectos positivos, independentemente de querelas e quezílias político-partidárias.
Referia-se também que certamente e previsivelmente muitos mais seriam os aspectos negativos que os positivos a apontar... Infelizmente é o que a experiência mostra, aqui ou em qualquer outro lado. Assim foi. Esta questão é discutível, claro. Talvez a justificação esteja no facto de que as coisas 'más' dão muito mais nas vistas, fazem-se notar muito mais, que as coisas 'boas' (ou 'menos más').

Mas de quando em vez lá aparece alguma coisa menos má a merecer destaque. É o que se passa agora aqui.
Após as dezenas de e-mails da mailing list e dos diversos posts neste blog, todos a referirem situações criticáveis pela negativa (e outras há aqui, ainda em stand-by por não ter existido por enquanto oportunidade de falar nelas), lá aparece uma coisa positiva a merecer ser referida.



Como é possível perceber pelas fotografias que tirei hoje 'in loco' pelas 13:54, os buracos no passeio do Largo Henrique de Paiva Couceiro, junto à Estação da CP de Oeiras, que em devido tempo apelidei de 'Buracos de Sta. Engrácia', um dos quais estava aberto pelo menos desde 13 JUL 2005, estão FINALMENTE devidamente tapados e calcetados!
É de lamentar sobretudo o tempo gasto para que tal acontecesse. Mas, enfim, já se pode circular mais facilmente ao longo daquele passeio sem ser necessário tirar uma especialização em desportos radicais e sem medo de dar um trambolhão, de consequências sempre imprevisíveis.


"Fallor ergo sum" Agostinho

08 outubro 2005

til




Nem sei bem o que hei-de dizer a este respeito.
Quando recebo aqueles e-mails com fotografias que têm por título, geralmente, "Portugal no seu melhor..." e vejo aqueles barbarismos que fazem com a língua portuguesa, do tipo "á tramoço e minuins", por um lado sinto vontade de rir, mas ao mesmo tempo um torno aperta-me o peito, porque sei que tais coisas acontecem porque muito do povo português continua sem ter uma educação mínima decente e que a estória de que já quase não existe analfabetismo em Portugal, é na verdade um mito (para não lhe chamar uma descarada mentira.)
Agora quando o erro passa debaixo dos olhos de pessoas 'supostamente' responsáveis e ninguém repara, as coisas chocam-me muito mais.
É o que se passa com o caso que aqui trago.

Na Rotunda do Marquês (MarquÊs) existem três placas toponímicas. Por acaso acho-as mal dispostas no círculo, pois estão colocadas/concentradas numa metade do mesmo. Assim, quem acede à mesma por determinadas vias não tem logo a identificação da mesma, a menos que a contorne quase por completo ou mesmo completamente. Mas este agora não é o caso. O caso é que das três placas, em azulejo, no modelo que vemos habitualmente, em duas delas a palavra Marquês aparece com TIL onde devia estar um acento CIRCUNFLEXO!
Ainda posso admitir que o operário da fábrica não conheça a acentuação correcta. Agora, não há ninguém para ver se o trabalho está a ser bem feito? E os responsáveis da Câmara, não vêem?
Já agora, aquilo até pode ser emendado à mão. Basta pegar nuns frasquinhos de tinta para vidro e num pincel e retocar por cima. Sempre disfarçava a asneirada...

n.b.: clique nas fotos para as ver ampliadas.

fotos: © josé antónio 2005

05 outubro 2005

buracos de sta. engrácia



Aqui vai o ponto da situação:
Os buracos de sta. engrácia, no Lg. Henrique de Paiva Couceiro, foram tapados e a pedra já apareceu.
É o que mostram as fotografias que tirei em 04 OUT pelas 13:40,
Como hoje é feriado (VIVA A REPÚBLICA!!!), não se pode exigir que alguém trabalhe, a não ser que se trate de um marmanjo monárquico.
Assim, e até ao dia de ir botar o voto na urna, sobram 2 dias para a brigada calceteira fazer o seu trabalho. Quinta e sexta, porque o sábado também não é dia para andar a calcetar (a menos que se dê a este termo uma conotação sexual...)
Enfim, a pedra está lá, o tempo é curto, e duvido que antes de domingo o passeio esteja reparado. Pois!

fotos: © josé antónio 2005