15 abril 2006

bus informações...



Francamente, fiquei tão confundido, que nem sei que comentário fazer a este magnífico exemplar gráfico-visual de suposta informação...

Se há princípio caro aos designers ele é o da economia. Não faz sentido dar informação a mais. Ela só serve para gerar ruído e confundir o receptor e fazer perder a eficácia da mensagem. Mas enfim... a questão por vezes parece ser folclórica... ou horror ao vazio...

Se o objectivo era informar os eventuais utilizadores estrangeiros, o natural e óbvio seria traduzir a palavra "Informações" por "Informations". Digo eu, que gosto de dizer coisas e tenho a mania que sei Inglês.

Agora, BUS INFORMAÇÕES !!??

Das duas três, ou a frase está em português e a palavra 'BUS' entrou na Língua Portuguesa sem que eu tivesse dado conta, ou o 'bife' consulta o dicionário... sim, que "Bus" já ele sabe o que é... ou sou eu que não sei Inglês!

Equipamento: Quiosque, posto de venda e informação da Stagecoach. Largo Henrique de Paiva Couceiro, Oeiras.

fotos: 14 Abr, 13:40. © josé antónio, 2006.

p.s.: É de mau tom um designer criticar trabalho gráfico que não tenha sido feito por ele próprio, logo feito por colegas de profissão. Mas tenho sérias dúvidas de que seja o caso e que exista um designer por trás disto...

11 abril 2006

voltei à crime scene

Hoje esteve um belo dia de sol ah pois esteve e por volta das 16:34, quando regressava a casa após um almoço de salsichas frescas com couve lombarda, assim como quem não quer a coisa, voltei ao 'local do crime'..., só para tirar mais uma fotografia e mostrar o dito-cujo numa outra perspectiva. Concretamente, a de quem sobe e o vê de baixo para cima.
Ei-la:



foto: © josé antónio, 2006

09 abril 2006

hoje cruzei-me com mais um...


Penso que esta fotografia dispensa que eu teça quaisquer considerações. Ela fala por si mesma. Quase apetece dizer "Palavras para quê?!"

Fotografei ontem, dia 8 de Abril de 2006, ca. das 16:18, este candeeiro de iluminação pública em frente ao n.º 25 da Av. Salvador Allende, junto ao cruzamento com a R. da Quinta Grande, em Oeiras. Para situar melhor o local, a citada avenida é a do Centro de Saúde de Oeiras e o referido cruzamento fica próximo da Estação da CP de Oeiras.

Há escolas e infantários relativamente próximos. E mesmo que os não houvesse...

fotografia: © josé antónio, 2006

selva avança em Oeiras...



A selva avança em Oeiras e a passos largos. Veja-se este exemplo representado nas duas fotografias.
Ambas mostram o mesmo local e foram tiradas aproximadamente do mesmo ângulo, diferindo sobretudo porque entre ambas medeia quase um ano.
Aquela em que o caminho está desimpedido de mato, tirei-a em 4 de Abril de 2005, ca. 14:51. A outra, com este impressionante matagal que lembra uma picada angolana, foi tirada a 7 de Abril de 2006, ca. 16:32.

O local é a rampa que desce desde o Lg. Henrique de Paiva Couceiro, junto à Estação da CP de Oeiras, para o Picadeiro, dando também acesso ao Jardim Municipal de Oeiras, e constituindo um importante e muito utilizado atalho por aqueles que se dirigem sobretudo à vila de Oeiras.

O atalho a priori não dá muitas garantias de segurança a vários níveis, nomeadamente contra a possibilidade de assaltos e danos colaterais (agressões, p.ex.) Conheço pessoas que foram ali assaltadas.
Agora com este matagal... a facilitar a vida dos gandulos... que assim facilmente se podem esconder para surpreender os passantes... Quem não passa lá sei eu quem é... nem de dia!

E mais não digo.

Não, afinal ainda vou dizer mais uma coisa. Muitas avós e avôs passam por ali para acederem ao parque infantil do jardim com os netos, crianças...

fotografias: © josé antónio, 2005/2006